Blog

Eventos e Atividades

04 de Fevereiro - Dia Mundial do Câncer

#PORCUIDADOSMAISJUSTUS

No dia 4 de fevereiro, é Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa internacional que pretende aumentar a divulgação de informações e gerar um alerta geral para medidas contra a doença.

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, figurando como uma das principais causas de morte e, como consequência, uma das principais barreiras para o aumento da expectativa de vida em todo o mundo. Na maioria dos países, corresponde à primeira ou à segunda causa de morte prematura, antes dos 70 anos. O impacto da incidência e da mortalidade por câncer está aumentando rapidamente no cenário mundial (SUNG et al., 2021). Tal aumento resulta principalmente das transições demográfica e epidemiológica pelas quais o mundo está passando. Enquanto, do ponto de vista demográfico, observam-se uma redução nas taxas de fertilidade e de mortalidade infantil e um consequente aumento na proporção de idosos na população, do ponto de vista da transição epidemiológica, dá-se a substituição gradual da mortalidade por doenças infecciosas pelas mortes relacionadas às doenças crônicas. O envelhecimento e a mudança de comportamento e do ambiente, incluindo mudanças estruturais, que têm impacto na mobilidade, na recreação, na dieta e na exposição a poluentes ambientais, favorecem o aumento da incidência e da mortalidade por câncer (WILD; WEIDERPASS; STEWART, 2020).

Nos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), observa-se o impacto nas taxas de incidência e mortalidade por câncer por meio de ações para combate ao câncer pela via de intervenções eficazes para prevenção, detecção precoce e tratamento. Em contrapartida, em países em transição, essas taxas seguem aumentando ou, no máximo, mantendo-se estáveis. O desafio dos países de baixo e médio desenvolvimentos é, portanto, utilizar melhor os recursos e os esforços para tornar mais efetivo o controle do câncer.

São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. As informações são da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada nesta quarta-feira, 23, na sede do INCA, no Rio de Janeiro, como parte da celebração do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).

A Estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão na área oncológica no Brasil, fornecendo informações fundamentais para a definição de políticas públicas.

Para o Brasil, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer, 483 mil se excluídos os casos de câncer de pele não melanoma. Este é estimado como o mais incidente, com 220 mil casos novos (31,3%), seguido pelos cânceres de mama, com 74 mil (10,5%); próstata, com 72 mil (10,2%); cólon e reto, com 46 mil (6,5%); pulmão, com 32 mil (4,6%); e estômago, com 21 mil (3,1%) casos novos. Estima-se que os tipos de câncer mais frequentes em homens serão pele não melanoma, com 102 mil (29,9%) casos novos; próstata, com 72 mil (21,0%); cólon e reto, com 22 mil (6,4%); pulmão, com 18 mil (5,3%); estômago, com 13 mil (3,9%); e cavidade oral, com 11 mil (3,2%). Nas mulheres, os cânceres de pele não melanoma, com 118 mil (32,7%); mama, com 74 mil (20,3%); cólon e reto, com 24 mil (6,5%); colo do útero, com 17 mil (4,7%); pulmão, com 15 mil (4,0%); e tireoide, com 14 mil (3,9%) casos novos figurarão entre os principais.

Até 2024, o tema escolhido pela organização da campanha é “Por cuidados mais justos”, um convite para que indivíduos e organizações trabalhem para reduzir o impacto do câncer, especialmente em países em desenvolvimento, onde há uma grande desigualdade de oportunidades para a população.

A proposta pretende “fortalecer ações destinadas a melhorar o acesso a cuidados de qualidade, incluindo prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos”.

A Associação Bragantina de Combate ao Câncer – A ABCC, faz parte do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer – TJCC, que apoia essa forte Campanha e incentiva que você compartilhe em suas redes com a #porcuidadosmaisjustos.

Juntos somos mais fortes nessa luta incansável contra o CÂNCER!!!

E para conhecer mais o trabalho que a ABCC realiza em Bragança e região, acesse nossas redes sociais e também doe e colabore localmente para continuarmos nosso trabalho de excelência para pacientes e suas famílias.

PIX: CNPJ 06012297000191

Site: http://abccbraganca.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/abcc.associacao
Instagram: https://www.instagram.com/abcc.braganca/

Fontes:

Leia mais e assista em:
https://forbes.com.br/forbessaude/2023/01/fernando-maluf-o-dia-mundial-do-cancer-e-o-trabalho-por-cuidados-mais-justos/
https://www.gov.br/inca/pt-br
https://www.youtube.com/live/TfCZxBy8MWs?feature=share
https://www.worldcancerday.org/pt-br 

Confira mais eventos

×